A síndrome do túnel do carpo é uma patologia que ocorre, normalmente provocando dores e dormências nos punhos, dedos e antebraço.
Apesar de não ser exclusiva da gravidez, a gestação é um período de muitas mudanças no corpo da mulher, uma dessas mudanças é o inchaço pela retenção de líquidos, que reduz os espaços para a circulação causando a compressão do nervo e então a síndrome.
Nervo mediano
O nervo mediano é responsável pelo tato do polegar até metade do dedo indicador e por isso quando há a compressão neste nervo, perdemos o tato e sensibilidade nesse local, podendo haver dores e dificuldade no movimento de pegar objetos.
Movimentos repetitivos também são causa da compressão deste nervo, causando a inflamação do local e todos os sintomas descritos anteriormente.
Diagnóstico
O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é dado através de consulta com especialista em mãos e a realização de uma eletromiografia, que verifica a transmissão de informações nervosas para o músculo, sem complicações para a gravidez.
Com tratamento simplificado, após a confirmação do diagnóstico, o médico ortopedista juntamente com o obstetra irão entrar em acordo com os medicamentos indicados.
Tratamento
Há grandes chances da doença desaparecer após o nascimento do bebê, sendo apenas necessário o controle adequado dos sintomas, porém, caso a dor persista muito tempo após o parto, é indicado um tratamento para o alívio da pressão sobre o nervo.
No Ortocentro temos médicos especializados para realizar esses tipos de tratamento em todos os períodos pré e pós gestação, e irão indicar as melhores maneiras de tratamento possíveis para esta condição, assim como acompanhar sempre que necessário o caso, sabendo as melhores indicação para as futuras mamães e para o cuidado com o bebê que está por vir, fortalecendo assim a saúde de ambos os pacientes.
Equipe de profissionais altamente qualificados, com técnicas personalizadas às necessidades do paciente e centro ortopédico com infraestrutura de ponta.